Do inglês to burn out, algo como queimar por completo, também chamada de síndrome do esgotamento profissional é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso definido por Herbert J. Feudenberger, psicanalista alemão, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970 como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional"
De acordo com um levantamento realizado pela International Stress Management Association (Isma), o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados, sendo superado apenas pelo Japão, onde 70% da população é afetada pelo problema. Globalmente, a doença chega a impactar 264 milhões de pessoas.
é uma resposta ao estresse crônico causado pelo ambiente de trabalho. Essa doença se manifesta através da exaustão física e mental intensa, levando o profissional a um declínio significativo no seu desempenho das suas atividades.
Vale ressaltar que o burnout não é apenas o resultado de uma rotina difícil de trabalho, mas sim um estresse crônico e gradual que se desenvolve após um longo período de condições insalubres de trabalho
Exaustão Mental
Despersonalização
Diminuição do desempenho
Cansaço Físico
Insônia
Irritabilidade e agressividade
Lapsos de memória
Baixa auto estima
Desânimo e apatia
Negatividade constante
Isolamento social
O burnout está ligado diretamente a uma rotina insatisfatória de trabalho de forma excessiva, veja alguns fatores:
Carga de Trabalho excessiva
Ambiente de trabalho tóxico
Falha na gestão do tempo
Falta de reconhecimento
A empresa tem a responsabilidade de garantir ambiente saudável e seguro para os colaboradores. Veja algumas condutas simples que podem ajudam bastante.
Promovendo a conscientização da síndrome. Esclarecendo de forma clara os sinais e proporcionando ajuda quando necessário.
Gerenciando a carga de trabalho estabelecendo limites para a quantidade de trabalho executado.
Proporcionando ambiente de apoio para que o colaborador possa ser ouvido e valorizado em suas questões.
Oferecendo treinamentos constantes para equipes de lideranças e/ou gestores sobre como motivar e apoiar suas equipes de forma eficaz e saudável.
Promovendo o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, incentivando práticas saudáveis entre trabalho e vida pessoal, pausas, férias e rotina fora do ambiente de trabalho.
Condutas como essas podem evitar o desenvolvimento da doença, assim como ajudam a reconhecer os sinais e sintomas logo no início.
Se a empresa possui suas responsabilidades, o profissional também precisa fazer sua parte adotando medidas preventivas ao Burnout:
Ao sinal de sintomas, ajuda especializada deve ser procurada. O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feita por profissional especialista após análise clínica do paciente.
O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, conforme cada caso.
O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos). O tratamento normalmente surte efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso. Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, mudanças nos hábitos e estilos de vida.
A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem ser rotineiros, para aliviar o estresse e controlar os sintomas da doença. Após diagnóstico médico, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas - amigos, familiares, cônjuges, etc.
Outra conduta muito recomendada para prevenir a Síndrome de Burnout é descansar adequadamente, com boa noite de sono (pelo menos 8h diárias). É fundamental manter o equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas.
FONTE:
Ministério da Saúde
PUCRS Online - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
THE PAGE DIGITAL CONTENT
Copyright © 2025 THE PAGE – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.